Curso de Robótica e Programação
Entre no comboio do futuro e divirta-se. Curso de Robótica e Programação
Curso de Robótica e Programação

Curso Completo

  • Obra ilustrada com fotografias, diagramas e infografias;
  • Atividades e projetos que desenvolvem a concentração e resolução de problemas, e potenciam a criatividade e motivação;
  • Informações de fácil aprendizagem;
  • A partir dos 7 anos sem limite de idade.

Aprendizagem por projetos

  • Peças e componentes para construir mais de 60 robôs;

  • Instruções e vídeos na plataforma online gratuita www.myrobotcourse.pt.
Entrega #1: Triciclo e Pinças
Entrega #1

Triciclo e Pinças

22 jan. 2022

Dois modelos para construir. Faz com que o teu triciclo vá longe graças à força do elástico.

  Brevemente
Entrega #2: Ginasta
Entrega #2

Ginasta

29 jan. 2022

Robô composto por um motor e um porta-pilhas, capaz de girar sobre a barra a duas velocidades diferentes.

  Brevemente
Entrega #3: Porquinho
Entrega #3

Porquinho

05 fev. 2022

Robô com patas que caminha para a frente usando o motor e um porta-pilhas.

  Brevemente
Entrega #4: Comboio
Entrega #4

Comboio

12 fev. 2022

Este robô desloca-se graças às suas rodas, ao seu motor e à energia que recebe das baterias.

  Brevemente
Entrega #5: Coelho
Entrega #5

Coelho

19 fev. 2022

Este robô irá deslocar-se com a energia que produzes ao girar o outro motor com a mão. Este motor é usado como gerador.

  Brevemente
Entrega #6: Carrossel
Entrega #6

Carrossel

26 fev. 2022

Este robô vem equipado com dois motores: um funcionará como tal e o outro atuará como gerador, para fazer girar o carrossel manualmente.

  Brevemente
Entrega #7: Libélula
Entrega #7

Libélula

05 mar. 2022

Graças ao desenho das suas asas, quando o motor gira, movem-se para cima e para baixo, como fazem os insetos de verdade. O porta-pilhas adicionado fará com que se movam a grande velocidade.

  Brevemente
Entrega #8: Macaco
Entrega #8

Macaco

12 mar. 2022

Equipado com dois porta-pilhas e um motor, este robô desloca-se pelas cordas com grande facilidade.

  Brevemente
Entrega #9: Carrinho de compras
Entrega #9

Carrinho de compras

19 mar. 2022

Além de dois porta-pilhas e um motor que permitem que se desloque, este robô vem equipado com um sensor de infravermelhos que deteta se há compras, para o colocar em funcionamento.

  Brevemente
Entrega #10: Pião
Entrega #10

Pião

26 mar. 2022

Constrói um lançador de piões motorizado. A energia das suas pilhas dará ao motor a for a suficiente para que os teus piões girem e girem ao acionar o botão.

  Brevemente
Entrega #11: Caranguejo
Entrega #11

Caranguejo

02 abr. 2022

Este robô tem o seu controlador programado para mover-se lateralmente graças aos seus motores e energia recebida das pilhas.

  Brevemente
Entrega #12: Aspirador de mão
Entrega #12

Aspirador de mão

09 abr. 2022

Uma placa controladora, dois motores e dois porta-pilhas são os componentes que fazem com que este robô seja o teu ajudante nas tarefas de limpeza.

  Brevemente
Entrega #13: Carrinho de choque
Entrega #13

Carrinho de choque

16 abr. 2022

Graças à energia proporcionada pelas pilhas e a programação da sua placa controladora, este carro inteligente corrige a sua trajetória no momento em que os seus sensores de contacto detetam um obstáculo.

  Brevemente
Entrega #14: Cão-guia
Entrega #14

Cão-guia

23 abr. 2022

A energia adquirida através do porta-pilhas, a placa pré-programada e os seus motores fazem com que este robô se mova livremente, evitando chocar graças à deteção de objetos do seu sensor de infravermelhos.

  Brevemente
Entrega #15: Locomotiva
Entrega #15

Locomotiva

30 abr. 2022

Dotada de uma placa controladora pré-programada, desloca-se seguindo uma linha negra que é detetada pelos seus sensores de infravermelhos.

  Brevemente
Entrega #16: Lutador de sumo
Entrega #16

Lutador de sumo

07 mai. 2022

Robô lutador que dispõe de uma placa pré-programa com a missão de mover-se de forma autónoma dentro de um recinto delimitado com fita preta. Usa dois motores, três porta-pilhas e dois sensores IR.

  Brevemente
Entrega #17: Escorpião
Entrega #17

Escorpião

14 mai. 2022

Este robô tem um controlador programado para evitar precipícios. Fá-lo através dos sensores de infravermelhos. Além disso, quando deteta os precipícios, acende um LED vermelho como sinal de alarme.

  Brevemente
Entrega #18: Urso com tambor
Entrega #18

Urso com tambor

21 mai. 2022

Trata-se de um robô telecomandado cuja placa controladora foi previamente programada para que o seu movimento seja controlado por um comando à distância, enquanto os braços se movem tocando um tambor.

  Brevemente
Entrega #19: Carro de corrida
Entrega #19

Carro de corrida

28 mai. 2022

Robô telecomandado cuja unidade central foi pré-programada para que o movimento seja controlado com um comando à distância, enquanto acende um LED de cor verde.

  Brevemente
Entrega #20: Futebolista
Entrega #20

Futebolista

04 jun. 2022

Robô telecomandado com a sua placa pré-programada para dirigir o movimento dos motores através de um comando e poder marcar muitos golos. Além disso, tem um LED que se acende durante o funcionamento.

  Brevemente
Entrega #21: Semáforo
Entrega #21

Semáforo

11 jun. 2022

Simulará o funcionamento de um semáforo, acendendo e apagando três LED, vermelho, amarelo e verde, conectados ao controlador e programados com um leitor de cartões.

  Brevemente
Entrega #22: Bailarino
Entrega #22

Bailarino

18 jun. 2022

Robô programado com cartões que, graças ao movimento de um motor e a um sistema de engrenagens, gira sobre si mesmo, simulando uma dança.

  Brevemente
Entrega #23: Minhoca
Entrega #23

Minhoca

25 jun. 2022

Robô que se programa com cartões para que cumpra o seu objetivo: deslocar-se imitando o movimento de arrasto das minhocas, utilizando um único motor.

  Brevemente
Entrega #24: Moinho
Entrega #24

Moinho

02 jul. 2022

O seu elemento principal é uma nora que roda graças a um motor controlado por uma placa programável com cartões, através do leitor.

  Brevemente
Entrega #25: Baloiço
Entrega #25

Baloiço

09 jul. 2022

Reproduz o movimento do baloiço e, através da programação por cartões da placa, ativa-se no momento em que o sensor de infravermelhos deteta uma presença.

  Brevemente
Entrega #26: Rã
Entrega #26

16 jul. 2022

Robô programado com cartões para se deslocar para a frente ao detetar um som como, por exemplo, o de uma palmada.

  Brevemente
Entrega #27: Braço robótico
Entrega #27

Braço robótico

23 jul. 2022

Através de dois botões, abre e fecha as suas pinças para apanhar diferentes objetos.

  Brevemente
Entrega #28: Porta automática
Entrega #28

Porta automática

30 jul. 2022

Abre-se e fecha-se de forma autónoma graças aos seus dois sensores de infravermelhos.

  Brevemente
Entrega #29: Apanha-me se puderes
Entrega #29

Apanha-me se puderes

06 ago. 2022

Jogo em que é preciso ser muito rápido para que não te apanhe. A deteção é feita por um sensor de infravermelhos e, caso o jogador seja apanhado, acende-se um LED vermelho. Para levantar e baixar a mão usam-se dois botões.

  Brevemente
Entrega #30: Grua
Entrega #30

Grua

13 ago. 2022

Uma grua que roda em duas direções, da esquerda para a direita ou vice-versa, usando dois botões, e que sobe ou desce a mercadoria através de dois infravermelhos.

  Brevemente
Entrega #31: Mota
Entrega #31

Mota

20 ago. 2022

Com o controlo remoto poderás mover o robô em qualquer direção, acendendo a sua luz quando se desloca para a frente.

  Brevemente
Entrega #32: Elevador de carros
Entrega #32

Elevador de carros

27 ago. 2022

Através das teclas “subir” e “descer” do comando do controlo remoto, a plataforma sobe ou desce com o veículo para poder repará-lo.

  Brevemente
Entrega #33: Cão
Entrega #33

Cão

03 set. 2022

Robô que utiliza um sensor de ultrassons para detetar objetos próximos de si. Se um objeto ou pessoa se aproxima muito, mexe a cauda usando um terceiro motor.

  Brevemente
Entrega #34: Empregado
Entrega #34

Empregado

10 set. 2022

Robô cujo movimento se controla por comando distância e que vem equipado com dois LED que servem para dar indicações luminosas.

  Brevemente
Entrega #35: Guardião
Entrega #35

Guardião

17 set. 2022

Robô multifunções de segurança que pode ser telecomandado com o controlo remoto ou funcionar de forma autónoma. Neste caso, pode funcionar detetando a presença de intrusos, graças ao seu sensor de ultrassons, ou deslocar-se dentro do perímetro de segurança.

  Brevemente
Entrega #36: Farol
Entrega #36

Farol

24 set. 2022

Tem uma placa programável e compatível com Arduino. Sinalizador luminoso que, através de um LED, serve de aviso a barcos ou aviões.

  Brevemente
Entrega #37: Bailarina
Entrega #37

Bailarina

01 out. 2022

Gira de forma contínua graças a um sistema de engrenagens motorizado, enquanto acende e apaga dois LED.

  Brevemente
Entrega #38: Candeeiro
Entrega #38

Candeeiro

08 out. 2022

Acende-se quando a luz ambiente diminui, iluminando o banco onde está localizado.

  Brevemente
Entrega #39: Iça a bandeira
Entrega #39

Iça a bandeira

15 out. 2022

Com um botão, aciona-se o motor que içará ou baixará a bandeira no mastro, através de uma corda.

  Brevemente
Entrega #40: Roda da fortuna
Entrega #40

Roda da fortuna

22 out. 2022

Aciona a roda com um botão para que gire durante um tempo aleatório enquanto os seus LED fazem um jogo de luzes coloridas, ficando todos acesos quando a roda para.

  Brevemente
Entrega #41: Medidor
Entrega #41

Medidor

29 out. 2022

Equipado com um sensor de chuva que é programado para medir a quantidade de água num copo e avisar sobre o seu nível através de 3 LED: verde (baixo), amarelo (alto), vermelho (quase a transbordar).

  Brevemente
Entrega #42: Passadeira de corrida
Entrega #42

Passadeira de corrida

05 nov. 2022

Este robô simula caminhar por uma passadeira de corrida, gerindo a sua velocidade através de um potenciómetro.

  Brevemente
Entrega #43: Pato
Entrega #43

Pato

12 nov. 2022

Robô que utiliza dois sensores de infravermelhos, colocados na sua parte dianteira, para seguir o objeto que tenha à sua frente. Se colocares a mão, irá seguir-te!

  Brevemente
Entrega #44: Relógio de cuco
Entrega #44

Relógio de cuco

19 nov. 2022

O ponteiro do relógio gira até dar 12 voltas. Nesse momento, para e o cuco, movido por um motor, sai a anunciá-lo.

  Brevemente
Entrega #45: Guitarra
Entrega #45

Guitarra

26 nov. 2022

Equipada com vários sensores (2 botões, 2 infravermelhos e um sensor de luz), reproduz várias notas musicais dependendo do sensor ativado.

  Brevemente
Entrega #46: Ventilidor
Entrega #46

Ventilidor

03 dez. 2022

Programado para se ligar através de um botão de ligado/ desligado, a sua velocidade pode ser regulada através de um potenciómetro.

  Brevemente
Entrega #47: Piano ultrassónico
Entrega #47

Piano ultrassónico

10 dez. 2022

Robô que usa o sensor de ultrassons para, segundo a distância a que detete a nossa mão, emitir uma ou outra nota musical.

  Brevemente
Entrega #48: Lâmpada
Entrega #48

Lâmpada

17 dez. 2022

Acende-se ou apaga-se quando o seu microfone deteta uma palmada ou golpe seco.

  Brevemente
Entrega #49: Inseto
Entrega #49

Inseto

24 dez. 2022

Robô que se programa para se deslocar de forma autónoma dentro de um perímetro delimitado por uma fita preta.

  Brevemente
Entrega #50: Pedra, papel ou tesoura
Entrega #50

Pedra, papel ou tesoura

31 dez. 2022

Seleciona o valor que queres jogar, mostra-o ao sensor de infravermelhos e este, ao detetá-lo, dará uma resposta de pedra, papel ou tesoura de modo aleatório, movendo um dos três motor

  Brevemente
Entrega #51: Pintor
Entrega #51

Pintor

07 jan. 2023

Este robô controla-se com o comando à distância e dispõe de um suporte para colocar um lápis ou marcador e criar desenhos numa folha.

  Brevemente
Entrega #52: Limpa-para-brisas
Entrega #52

Limpa-para-brisas

14 jan. 2023

Quando o sensor de chuva deteta água, indica-o ao controlador, que faz girar o motor do limpa-para-brisas.

  Brevemente
Entrega #53: Jogo tátil
Entrega #53

Jogo tátil

21 jan. 2023

Programa-se um jogo como o típico jogo do lenço, em que cada participante quer apanhá-lo. Com dois botões, cada jogador move a peça para o seu lado. Os sensores de infravermelhos detetam o vencedor acendendo o seu LED nesse momento, assinalando o fim do jogo.

  Brevemente
Entrega #54: Cofre
Entrega #54

Cofre

28 jan. 2023

Este cofre abre-se quando se introduz a combinação correta com um potenciómetro e um sensor magnético que deteta “a chave” íman. Avisa da abertura do cofre acendendo um LED.

  Brevemente
Entrega #55: Linha de montagem
Entrega #55

Linha de montagem

04 fev. 2023

Formada por um tapete transportador de fichas cuja velocidade é regulada com um potenciómetro, um sensor de infravermelhos que deteta as fichas para serem contadas e um altifalante que emite um som nesse momento.

  Brevemente
Entrega #56: Semáforo com botão
Entrega #56

Semáforo com botão

11 fev. 2023

Semáforo de três cores que conta com um botão para mudar de estado: de verde a vermelho ou vice-versa, passando pelo amarelo como intermediário.

  Brevemente
Entrega #57: Catapulta
Entrega #57

Catapulta

18 fev. 2023

Controla-se de forma remota graças ao comando distância. Uma vez carregada, ativa-se outro motor que provoca o lançamento da carga.

  Brevemente
Entrega #58: Square
Entrega #58

Square

25 fev. 2023

Robô telecomandado que se caracteriza por ter lagartas em cada um dos seus lados, que lhe permitem mover-se em qualquer direção e tipo de terreno.

  Brevemente
Entrega #59: Tanque
Entrega #59

Tanque

04 mar. 2023

Este robô utiliza dois sensores de infravermelhos, colocados um ao lado do outro, para seguir linhas pretas de uma largura determinada.

  Brevemente
Entrega #60: Empilhadora
Entrega #60

Empilhadora

11 mar. 2023

Robô telecomandado em que o utilizador pode controlar tanto o seu movimento em todas as direções, como a altura a que se eleva a plataforma empilhadora.

  Brevemente